Classificado - Livros: Badaladas.

Livros: Badaladas.

Anúncio publicado: 20/01/2018 - 304 Cliques

Badaladas.

Texto-fonte: Obra Completa, Machado de Assis, Rio de Janeiro: Edições W. M. Jackson,1938. Publicado originalmente na Semana Ilustrada, Rio de Janeiro, de 22/10/1871 a 02/02/1873. 22 de outubro de 1871.
Escapamos de boa! Ali ao pé de nós, a vinte minutos de viagem, ali na formosa Niterói, esteve há dias prestes a romper uma guerra terrível - uma guerra entre a província do Rio de Janeiro e a Itália. Dois deputados provinciais propuseram que a assembléia, em nome da província, protestasse “contra o escândalo de que é vítima o Santo Padre” – que esta sendo “acometido insólita e traiçoeiramente em seus direitos incontestáveis”, e cuja posição “é nimiamente precária, injusta, inqualificável, vexatória e atentatória, etc.”.
Isto é declarar guerra à Itália, creio que era uma e a mesma coisa. Para sustentar o seu ultimato fez o Sr. padre Alves dos Santos um discurso, não longo, mas entremeado de apartes, com que os seus colegas iam cortando-lhe impiedosamente as asas. O melhor, porém, aquilo em que o Sr. padre Alves dos Santos me pareceu abjurar dos princípios da nossa Igreja, foi um aparte que deu ao Sr. Mattoso Ribeiro.
Dizia este seu colega: “— A conquista do território romano nada tem com a religião católica, apostólica, romana, — porque, se o Papa sai de Roma, não se perderá o catolicismo.” Acode o Sr. Alves dos Santos: “– Está muito enganado!” Ó divino Cristo, que pensarás tu ao ouvir esta resposta?
Dizias uma necessidade quando afirmavas que contra a tua Igreja não prevaleceriam as portas do inferno. Estavas em erro, meu divino Cristo. A força da tua Igreja não vem da tua doutrina; vem de alguns quilômetros de território.
O catolicismo em Roma vale tudo; se o pusessem em Jerusalém, não valia nada. Verité em deçà, erreur au delà. Victor Manuel deixou ainda uma parte da cidade ao Santo Padre; é por isso que existe a Igreja.
Se ele amanhã o expulsasse de lá, acabava-se o catolicismo. Victor Manuel dava cabo da obra de Jesus; podia mais que o inferno. Em trocos miúdos, é a opinião do deputado fluminense.
É escusado dizer que todo o católico, e o próprio deputado se refletir no dito, deve repelir tão singular opinião. Páginas: 26. Livro PDF - Valor: R$ 10,00.
Livro Físico - Valor: 20,00.

R$ 10,00

Contato: Pinheiro.

Falar Whatsapp (69) 99205-4612
Enviar E-mail alp.nba@hotmail.com
Memorial
Top